domingo, 12 de fevereiro de 2012

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL




PERÍODO DO REGIME MILITAR
(1964 - 1985)




      Alguma coisa acontecia na educação brasileira. Pensava-se em erradicar definitivamente o analfabetismo através de um programa nacional, levando-se em conta as diferenças sociais, econômicas e culturais de cada região. 
      A criação da Universidade de Brasília, em 1961, permitiu vislumbrar uma nova proposta universitária, com o planejamento, inclusive, do fim do exame vestibular, valendo, para o ingresso na Universidade, o rendimento do aluno durante o curso de 2o grau.(ex-Colegial e atual Ensino Médio) 
      O período anterior, de 1946 ao princípio do ano de 1964, talvez tenha sido o mais fértil da história da educação brasileira. Neste período atuaram educadores que deixaram seus nomes na história da educação por suas realizações. Neste período atuaram educadores do porte de Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Lourenço Filho, Carneiro Leão, Armando Hildebrand, Pachoal Leme, Paulo Freire, Lauro de Oliveira Lima, Durmeval Trigueiro, entre outros. 
      Depois do golpe militar de 1964 muito educadores passaram a ser perseguidos em função de posicionamentos ideológicos. Muito foram calados para sempre, alguns outros se exilaram, outros se recolheram a vida privada e outros, demitidos, trocaram de função. 
      O Regime Militar espelhou na educação o caráter anti-democrático de sua proposta ideológica de governo: professores foram presos e demitidos; universidades foram invadidas; estudantes foram presos, feridos, nos confronto com a polícia, e alguns foram mortos; os estudantes foram calados e a União Nacional dos Estudantes proibida de funcionar; o Decreto-Lei 477 calou a boca de alunos e professores; o Ministro da Justiça declarou que "estudantes tem que estudar" e "não podem fazer baderna". Esta era a prática do Regime. 
      Neste período deu-se a grande expansão das universidades no Brasil. E, para acabar com os "excedentes" (aqueles que tiravam notas suficientes para serem aprovados, mas não conseguiam vaga para estudar), foi criado o vestibular classificatório. 
      Para erradicar o analfabetismo foi criado o Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL. Aproveitando-se, em sua didática, no expurgado Método Paulo Freire, o MOBRAL propunha erradicar o analfabetismo no Brasil... não conseguiu. E entre denúncias de corrupção... foi extinto. 
      É no período mais cruel da ditadura militar, onde qualquer expressão popular contrária aos interesses do governo era abafada, muitas vezes pela violência física, que é instituída a Lei 5.692, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1971. A característica mais marcante desta Lei era tentar dar a formação educacional um cunho profissionalizante. Dentro do espírito dos "slogans" propostos pelo governo, como "Brasil grande", "ame-o ou deixe-o", "milagre econômico", etc., planejava-se fazer com que a educação contribuísse, de forma decisiva, para o aumento da produção brasileira. 
      A ditadura militar se desfez por si só. Tamanha era a pressão popular, de vários setores da sociedade, que o processo de abertura política tornou-se inevitável. Mesmo assim, os militares deixaram o governo através de uma eleição indireta, mesmo que concorressem somente dois civis (Paulo Maluf e Tancredo Neves).

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Ano Letivo 2012

Gente, as Aulas já começaram...
Estamos Muito entusiasmados para esse Ano Letivo.
Queremos desejar muita sorte a todos e que consigamos atingir nossos objetivos... 
APRENDER E PASSAR DE SÉRIE  (kkkkkkkkk )

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Mensagem


Educar não é cortar asas,
 e sim, orientar o vôo...


Forte né?

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O CONGRESSO MUNICIPAL DOS ESTUDANTES DE GUAPIMIRIM, FOI ADIADO.


ATENÇÃO

O CONGRESSO MUNICIPAL DOS ESTUDANTES DE GUAPIMIRIM, FOI ADIADO.

ESTAMOS AGUARDANDO A AUTORIZAÇÃO DA SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, PARA LIBERAÇÃO DO ESPAÇO (QUADRA) DO C.E. ALCINDO GUANABARA.

ASSIM QUE O DIRETOR PROF.º JELCYR VOLTAR DA LICENÇA MÉDICA, NÓS IREMOS REITERAR O PEDIDO A SERRANA I.

COMO NÃO HOUVE TEMPO HÁBIL PARA A REALIZAÇÃO DO EVENTO NO DIA 10/02/12, 
EM BREVE ANUNCIAREMOS UMA NOVA DATA.


UMES-GUAPI
UNIÃO MUNICIPAL DOS
ESTUDANTES DE GUAPIMIRIM
NOSSA FORÇA, NOSSA VOZ

sábado, 4 de fevereiro de 2012

CRECHE NO PARQUE SANTA EUGÊNIA


ATENÇÃO

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A CRECHE COMUNITÁRIA
 DO PARQUE SANTA EUGÊNIA

O responsável pela criança deverá comparecer no CEFAT, na sala da Refulyer ou da Associação de moradores, preencher a ficha de cadastro para solicitação da vaga.
Estamos em fase de adequação do Imóvel, com os colaboradores/ e profissionais contratados.
Vagas:
(10) Turma de 2 anos 
(15) Turma de 3 anos
(15) Turma de 4 anos

ADMINISTRAÇÃO : NÚCLEO SOCIAL & CULTURAL REFULYER (www.refulyer.com.br)
APOIO e PARCERIAS: UMES-GUAPI (UNIÃO MUNICIPAL dos ESTUDANTES  )
 &
 ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO Pque SANTA EUGENIA

SIM! UNIDOS NÓS PODEMOS.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

DIGA NÃO AO BULLYING



O que é bullying? Confira a definição
Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.a





"É uma das formas de violência que mais cresce no mundo", afirma Cléo Fante, educadora e autora do livro Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz (224 págs., Ed. Verus, tel. (19) 4009-6868 ). Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.

Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podesm apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.

Bulling é uma agressão praticada por uma pessoa ou um grupo de pessoas cujo objetivo é agredir outra pessoa de forma física ou psicológica que não apresenta a capacidade de se defender.
Essa prática do bulling é muito comum nas escolas, e está presente entre crianças e adolescentes de toda classe social.
O bulling inclui xingamentos, apelidos de má fé, agressão física e tudo isso pode trazer sérios problemas emocionais e psicológicos para a vítima.
As vítimas sempre são pessoas que se sentem inferiores, desiguais e que dificilmente pedem ajuda. A pessoa vitima do bulling apresenta medo ou falta de vontade em ir para a escola, o rendimento escolar também é afetado, podendo apresentar depressão.
Tudo isso se deve ao fato de estarem sendo ofendidos, humilhados, excluídos e até mesmo agredidos.
Em relação aos agressores, estes querem serem os centros das atenções, essa atitude pode estar relacionada com influências por parte dos adultos.
Para evitar o bulling é necessário introduzir o tema e conscientizar escolas a respeito do assunto.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Sim! Nós Podemos




Nem sempre podemos construir o futuro para a nossa juventude, mas, podemos construir nossa juventude para o futuro.  (Roosevelt)

SIM! NÓS PODEMOS.
SIM! NÓS QUEREMOS.
SIM! NÓS VAMOS CONSEGUIR.
UMES-GUAPI, NOSSA FORÇA, NOSSA VOZ.

JÁ É ?!
(Jovens do Amanhã na Escola)

 
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