terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

GOVERNO CASTELLO BRANCO (1964-1967)



Castello Branco, general militar, foi eleito pelo Congresso Nacional presidente da República em 15 de abril de 1964. Em seu pronunciamento, declarou defender a democracia, porém ao começar seu governo, assume uma posição autoritária. 
Estabeleceu eleições indiretas para presidente, além de dissolver os partidos políticos. Vários parlamentares federais e estaduais tiveram seus mandatos cassados, cidadãos tiveram seus direitos políticos e constitucionais cancelados e os sindicatos receberam intervenção do governo militar.
Em seu governo, foi instituído o bipartidarismo. Só estavam autorizados o funcionamento de dois partidos: Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e a Aliança Renovadora Nacional (ARENA). Enquanto o primeiro era de oposição, de certa forma controlada, o segundo representava os militares.
O governo militar impõe, em janeiro de 1967, uma nova Constituição para o país. Aprovada neste mesmo ano, a Constituição de 1967 confirma e institucionaliza o regime militar e suas formas de atuação.

0 comentários:

Postar um comentário

Se vai comentar, siga as regras:

1. Não comente com palavras de baixo calão e/ou insultos.

2. Não comente como "Anônimo". Você sabe quem nós somos, então queremos saber quem você é.
Por favor se identifique.

Se o seu comentário estiver fora das regras, ele não será respondido e será excluído.

 
Design de Felipe Lima (felipe.lds@live.com)