sexta-feira, 29 de junho de 2012

Ação Civil Pública contra a Paraíso Verde

Atenção, temos uma ação civil pública (o número é 0001908-19.2010.8.19.0073.) em face da empresa paraíso verde. Caso você (estudante, idoso ou deficiente físico) tenha sido impedido de viajar nos onibus utilizando a Gratuidade assegurada pela lei 3339/99, procure a UMES-GUAPI ou a  Promotoria de Justiça com o número do processo, a fim de que possam ser juntados nos autos os depoimentos dos usuários. 


Att,
UMES-GUAPI
NOSSA FORÇA, NOSSA VOZ.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Jornada de lutas da UMES MAGÉ



Marcha em defesa da Educação Pública de qualidade no municipio.


Bandeiras
10% DO PIB PARA EDUCAÇÃO
50% DO FUNDO SOCIAL DO PRÉ SAL PARA EDUCAÇÃO
CAMPANHA CONTRA POLICIAIS NAS ESCOLAS 
CRIAÇÃO DA COORDENADORIA DE JUVENTUDE
dentre outras bandeiras


GALERA, VAMOS APOIAR. QUEM PUDER, VAMOS LÁ...

quarta-feira, 27 de junho de 2012

UMES-GUAPI e Grêmios Estudantis na Reunião da SEEDUC sobre o SAERJINHO


Estiveram presentes integrantes da UMES-GUAPI e dos Grêmios Estudantis: Força Jovem (C. E. Simão da Motta), Nova Geração (C. E. Cortume Carioca) e Unidos Pelo Alvina (C. E. Prof.ª Alvina Valério da Silva).










segunda-feira, 25 de junho de 2012

Carteira de Estudante


A carteira de estudante é assegurada a todos os alunos regularmente matriculados em estabelecimentos de ensino público ou privado, garantindo o pagamento da metade do valor cobrado para o ingresso em casas de diversões e espetáculos, praças esportivas e outros locais.
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia habilita as entidades estudantis de acordo com a legislação específica e disponibiliza a lista das entidades certificadas com os respectivos modelos autorizados para a emissão da carteira de estudante.

Arquivos Relacionados:
Legislação:
DECRETO N.º 10.284, 14 DE MARÇO DE 2007 - Estabelece normas de habilitação e credenciamento de entidades para emissão de carteira de identificação estudantil e dá outras providências.
Lei N.º 10.029/2006 - Regulamenta o disposto no art. 274 da Constituição do Estado da Bahia, que trata do pagamento de ingressos por estudantes em casas de diversões e similares, revoga as Leis nos 5.894, de 27 de julho de 1990 e 6.961, de 12 de julho de 1996, e dá outras providências.

Vestibular da federal de Uberlândia é cancelado por causa de vazamento


Denúncia foi feita ao Ministério Público, que comunicou o fato à instituição. Polícia Federal está apurando o caso e novo edital será divulgado nos próximos dias.

O vestibular de inverno da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi cancelado neste domingo. De acordo com nota divulgada pela reitoria, o motivo é o vazamento de questões da primeira e da segunda etapas a um candidato às vagas da instituição.
A denúncia da fraude foi feita ao Ministério Público. A Polícia Federal foi acionada pela UFU e confirmou a fraude e agora os policiais vão interrogar os envolvidos. Segundo a reitoria, "trata-se de um caso isolado". "As pessoas envolvidas estão sendo ouvidas pela PF. Por enquanto, para não prejudicar as apurações, os nomes não podem ser divulgados", diz a nota.
A Diretoria de Processos Seletivos vai divulgar, nos próximos dias, um novo edital para que novas provas sejam aplicadas aos candidatos. O reitor da UFU, Alfredo Julio Fernandes Neto, lamentou o ocorrido e disse que a instituição está colaborando com as investigações.


sexta-feira, 22 de junho de 2012

Passeata de estudantes


Ontem, fui procurado por uma autoridade, responsável por uma das instituições de segurança que atuam em nosso Município. Ele me questionou sobre a passeata realizada por estudantes do C.E. Alcindo Guanabara no dia 20/06/2012 (quarta-feira). Quis saber se a diretoria da UMES-GUAPI estava no evento ou até mesmo outros alunos de escolas e Grêmios como o Nova Geração, Unidos pelo Alvina ou Força Jovem do Simão.
Respondi a ele que no momento da passeata estava em Magé, saindo de uma reunião com a direção Pedagógica da Serrana I (Profª Ana Pimenta e Prof. Claúdio Castro) estavam presente também professores e diretores de escolas, alunos da rede estadual e diretores de Grêmios estudantis dos Colégios Cortume Carioca, Prof. Alvina Valério e Simão da Motta. A pauta foi sobre avaliação externa (resolução 4437/2010) e Portaria 174/2011 SEEDUC/SUGEN avaliação interna. Fui convidado como representante da UMES-GUAPI e por ser aluno da FAETEC-GUAPIMIRIM.
Ele continuou o questionamento dizendo:
-A UMES-GUAPI, tem seus atos contitutivos registrado em cartório,  CNPJ, é reconhecida pelas Secretarias Municipal e Estadual de Educação, esta Filiada a UEES/RJ, a UBES e UNE, você esta como Presidente até Dezembro, apesar de ser uma instituição criada a pouco tempo em nossa Cidade, tem um trabalho Fundamental em nossa sociedade, aplaudo vocês por essa iniciativa de ter criado a UMES, em Guapimirim.
Não te causa estranheza não terem te convidado para esse evento?
Respondi :
Não. O movimento estudantil é independente. Os alunos do C.E. Alcindo Guanabara e os demais alunos, não devem explicações  a UMES-GUAPI em relação a eventos promovidos por eles ou suas respectivas escola. Incluse os Grêmios estudantis quando constituído e registrado na Secretaria de Educação e associações estudantis correspondentes, tem essa autonomia firmada em estatuto próprio.
Na minha opinião, uma das funções da UMES-GUAPI, é orientar os estudantes sobre nossos direitos e deveres, como Presidente (licenciado*) sempre pautei pela ética, transparência, renovação e independência do movimento estudantil. Prova disso é que mesmo sem ser Pré-candidato a cargo eletivo esse ano, pedi licenciamento do cargo esse mês, porque na minha família, uma pessoa pretende sair Candidata. O advogado me orientou que não preciso me licenciar, mas, não acho ético e transparente estar a frente de uma instituição tão importante como UMES-GUAPI, que é muito maior que o Willian Moreno, tendo uma pessoa da minha família como pré-candidata esse ano. Não sei se retorno a Presidência da UMES-GUAPI, mas, caso não volte, esses 18 meses foram de muito trabalho e dedicação por minha parte, e espero ter contribuido de alguma forma, e a renovação no movimento estudantil na minha opinião é necessária até mesmo para a nossa independência.
Sobre a passeata, (continuei) não posso te dizer nada a respeito, sugiro que o Sr. Pergunte aos responsáveis por tal evento. O fato do Sr. Me dizer que não comunicaram as  autoridades de segurança isso sim me causa estranheza, pois no Conselho Municipal dos Grêmios estudantis que aconteceu no dia 26/05/2012, organizado pela UMES-GUAPI, estiveram presente representantes das quatros escolas estaduais em nosso Município e de três escolas Municipais, e durante esse evento, um diretor do Grêmio estudantil Nova Geração, me questionou, porque a UMES-GUAPI, não realizava uma passeata para orientar e fazer cumprir a Lei 3339/99 (Lei do passe Livre) pela empresa de ônibus Paraiso Verde ?  Expliquei que antes de realizar tal movimento, tentamos conversar com os donos da Empresa, como não fomos bem compreendidos, procuramos o MP, que entrou com uma Ação Cívil Pública contra a Paraíso Verde. Estamos aguardando a sentença do MP.
Caso seja necessário, iremos realizar SIM, a passeata, pois a Constituição Federal nos permite, porém, iremos comunicar todas as autoridades competentes com antecedência, iremos nos organizar para  tentar minimizar os transtornos a população de nossa Cidade.  

PS.: QUEIRA NOS DESCULPAR POR VENTURA ALGUM  ERRO DE DIGITAÇÃO OU DE PORTUGUÊS, 
"É QUE AINDA SOMOS ESTUDANTES, ESTAMOS APRENDENDO COM NOSSOS PROFESSORES".


WILLIAN MORENO
Presidente da União Municipal dos Estudantes de Guapimirim  (Gestão 2010/2012)

terça-feira, 19 de junho de 2012

O que é desenvolvimento sustentável e economia verde


Como vimos, os termos “desenvolvimento sustentável” e “economia verde”serão amplamente discutidos durante a Rio+20, mas você sabe o que esses termos querem dizer?
Definimos como desenvolvimento sustentável o tipo de desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações. É um tipo de desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro, e que dá à geração atual a possibilidade de se desenvolver sem agredir o meio ambiente, dando às gerações futuras a chance de existir e viver bem de acordo com as suas necessidades. O desenvolvimento sustentável somente será alcançado quando houver planejamento e a consciência de que os recursos naturais são finitos, ou seja, que esses recursos acabam.
Já o termo economia verde permite inúmeras interpretações e o seu conceito ainda não é consensual. A ideia central desse termo é que o conjunto de processos produtivos da sociedade e as transações deles decorrentes contribuam cada vez mais para o desenvolvimento sustentável, tanto nos aspectos sociais quanto ambientais. A economia verde propõe que, além das tecnologias produtivas e sociais, sejam criados meios pelos quais fatores essenciais ligados à sustentabilidade socioambiental, hoje ignorada nas decisões econômicas, passem a ser considerados. No Brasil e em outros países, por exemplo, trabalha-se a “economia verde inclusiva” na forma de programas para promover a conservação ou recuperação ambiental, apoio a segmentos da população cuja renda se origina da reciclagem de resíduos sólidos, entre outros programas.
Na Rio+20 haverá um espaço montado para apresentar aos visitantes as principais iniciativas dos Governos sobre o desenvolvimento sustentável. Essa grande área, localizada em frente ao Riocentro e chamada de Parque dos Atletas, abrigará exposições de países estrangeiros, de organizações internacionais e do Governo brasileiro, com destaque para o Pavilhão Brasil, onde serão apresentados programas e projetos para a promoção do desenvolvimento sustentável.



http://www.brasilescola.com/biologia/o-que-desenvolvimento-sustentavel-economia-verde.htm


segunda-feira, 18 de junho de 2012

País tem mais de 15 mil vagas em concursos públicos

Há oportunidades para todos os níveis de escolaridade; salários chegam a R$ 20 mil


Está procurando emprego ou uma nova oportunidade de trabalho? Vários concursos públicos, nesta semana, oferecem 15.643 vagas em diversas áreas. Os cargos estão espalhados por todos os Estados e o Distrito Federal.

Há vagas para todos os níveis de escolaridade, desde o fundamental incompleto até o nível superior. Alguns dos cargos oferecidos são para médico, perito criminal, bombeiro, professor, auxiliar administrativo, auxiliar técnico de enfermagem, auxiliar mecânico, eletricista. 

O Ministério Público do Amapá oferece o maior salário: R$ 20.677,84. São 40 vagas para o cargo de promotor público. As inscrições vão até o dia 2 de julho. A taxa para fazer a prova é de R$ 155.


http://noticias.r7.com/educacao/noticias/pais-tem-mais-de-15-mil-vagas-em-concursos-publicos-20120618.html


sexta-feira, 15 de junho de 2012

Aberta seleção para 900 vagas em cursos gratuitos na área de construção civil

A Petrobrás, por meio do Centro de Integração do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, levará cursos gratuitos na área de construção civil a municípios do entorno do empreendimento.
Há oferta de 900 vagas para armador, carpinteiro, eletricista, pedreiro e pintor. Deste local, 600 vagas serão disponibilizadas em São Gonçalo, 100 em Niterói, 100 em Maricá e 100 em Cachoeiras de Macacú.
As inscrições poderão ser feitas nos postos de atendimento, gratuitamente. O candidato deve apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência dos locais indicados até o dia 15 de julho. As provas serão realizadas em 23 de junho e a divulgação do resultado ocorrerá no início de julho. Os aprovados que estiverem desempregados receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 300,00 mensais.
Essa é uma das ações do Plano de Qualificação do Centro de Integração do Comperj, que tem como objetivo capacitar e qualificar a população do entorno do empreedimento para o desenvolvimento das vocações locais, em base competitivas e sustentáveis, para a implantação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro. A participação dos cursos que terão aulas ministradas pelo Senai, proporcionará mais chances ao participante em sua carreira profissional. Mais detalhes no site do Comperj: www.petrobras.com.br/comperj ou pelo telefone 0800-789-001 / Opção 4.

Locais de inscrição:
-São Gonçalo:
Local: Senai - Rua Dr. Nilo Peçanha, 134 - Rodo
Horário: 9h às 18h

-Niterói:
Local: Senai - Rua General Castrioto, 460 - Barreto
Horários: 9h às 18h

-Cachoeiras de Macacu:
Local: Secretaria de Promoção Social e Trabalho - Rua Anicio Monteiro da Silva, Monteiro da Silva - Centro
Horário: 9h às 16h

-Maricá
Local: Secretaria de Educação - Prefeitura de Maricá - Rua Barcelar da Silva Bezerra - 105 - Boa Vista - Centro
Horário: 8h às 17h

Fonte: Informativo do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro - COMPERJ.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Dilma lança pacote nesta terça para celebrar Dia do Meio Ambiente

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira (5), a presidente Dilma Rousseff lançará uma série de medidas para a área ambiental durante uma cerimônia, às 11h, no Palácio do Planalto. O anúncio ocorre quase uma semana antes do início da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.


Dentre as medidas esperadas, está a homologação de unidades de conservação, de terras indígenas e de reservas extrativistas. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, confirmou nesta segunda-feira (4) que as unidades serão anunciadas, porém não quis detalhar que áreas são essas.

A presidente deverá também divulgar medidas que visam acabar com os lixões em todo o país, objetivo que já havia sido traçado no Plano Nacional de Resíduos Sólidos, aprovado no Congresso Nacional em 2010.Deverá ocorrer ainda um ato simbólico que "transfere" para as Organização das Nações Unidas (ONU) a sede da Rio+20, o centro de convenções Rio Centro.

 Durante o período da conferência, de 13 a 22 de junho, o local será considerado território da ONU.Além do ato simbólico no Palácio do Planalto, no Rio de Janeiro haverá hasteamento das bandeiras do Brasil, da Rio+20, do estado do Rio de Janeiro e da ONU no centro de convenções.


segunda-feira, 4 de junho de 2012

Lixão de Jardim Gramacho é fechado no Rio de Janeiro


A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, quer que o fechamento do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, que recebia o lixo do Rio e da cidade vizinha, seja modelo para todo o País. Citando a meta do Estado do Rio de fechar todos os aterros no entorno da Baía de Guanabara até o fim do ano, a ministra disse que está lançado o "desafio de o Estado do Rio de Janeiro ser o primeiro a cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos".



A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi instituída pela Lei 12.305, de 2010. O objetivo da política é fechar todos os lixões do País até 2014. A ministra definiu o cumprimento do prazo para implantação da política como um "desafio imenso". "O prazo é muito curto, mas é importante que os instrumentos para a concepção desse objetivo sejam consolidados", disse Izabella em encontro com jornalistas durante a cerimônia de encerramento das atividades do aterro de Gramacho, considerado o maior da América Latina.
A ministra também lembrou que a responsabilidade de erradicação dos lixões é dos municípios. O governo federal tem atuado no financiamento de iniciativas locais de adequação à lei."Os Planos Municipais de Resíduos Sólidos são necessários exatamente para a erradicação do lixões. Além disso, até o fim do ano implantaremos, em quatro cadeias, a estrutura de logística reversa", completou Izabella.
Segundo a ministra do Meio Ambiente, ao fechar o aterro e construir o Centro de Tratamento de Resíduos de Seropédica, o Rio dá exemplo, com o município "atuando de maneira global. Não temos nada que vai apequenar a participação da cidade do Rio de Janeiro na Rio+20, como anfitriã", disse Izabella, lembrando que a partir do dia 5 a área do Riocentro estará entregue à ONU.
"A gente passou os últimos 30 e poucos anos cometendo um enorme crime ambiental, que é esse lixão às margens da Baía de Guanabara", disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes, que comandou a cerimônia de fechamento do Aterro de Gramacho ao lado da ministra Izabella e do secretário estadual de Meio Ambiente, Carlos Minc. Segundo Paes, a Prefeitura investirá R$ 2 bilhões nos próximos 15 anos em tratamento de lixo.


http://www.dgabc.com.br/News/5961314/lixao-de-jardim-gramacho-e-fechado-no-rio-de-janeiro.aspx 

sexta-feira, 1 de junho de 2012

O Jornal do movimento estudantil de Guapimirim


Galera, essa é a novidade que falei com vocês.
Um jornal dos estudantes, vocês podem escrever/publicar o que acham interessante divulgar para os demais colegas.
A versão impressa está saindo com mais de 5.000 exemplares.
E versão on line do nosso jornal esta disponível em:
www.jornaljae.blogspot.com.br

Se ainda não recebeu um exemplar do nosso jornal, acesse e veja
o que publicamos nessa edição de junho.

Saudações estudantis...

 
Design de Felipe Lima (felipe.lds@live.com)